quinta-feira, outubro 06, 2005

(texto de André Gomes)

Na semana de 26 a 30 de Setembro de 2005 tivemos duas aulas, uma no dia 26 e outra no dia 30.
No dia 26, na aula 5 e 6, falámos sobre os instrumentos laboratoriais. Quais são e para que servem?

1. Almofariz--» serve para esmigalhar por exemplo plantas;
2. Balão de vidro--» serve para deitar líquido mas nem todos, por exemplo os ácidos;
3. Erlenmeyer;
4. Gobelé ou copo de precipitação--» serve para manter líquidos durante a actividade experimental ou para efectuar medidas de líquidos;
5. Vidro de relógio--» serve para ver amostras de pequenas substâncias ou para queimar algo;
6. Lamparina--» serve para acender uma chama que só se apaga até o álcool lá dentro acabar;
7. Mola de madeira ou metal--» serve para segurar o vidro de relógio a quando este está a ser queimado;
8. Tubo de ensaio--» serve para manter líquidos para experiência;
9. Suporte de tubo de ensaio--» serve para colocar tubos de ensaio;
10. Funil de vidro:
11. Caixa de petri--» serve para analisar o desenvolvimento e comportamento de bactérias ou fungos;
12. Proveta--» serve para fazer medições de líquidos;
13. Conta gotas ou pipeta de Pasteur;
14. Pipeta--» serve para transportar os líquidos de um lado para o outro;
15. Pipetador--» serve para pipetar;
16. Lâmina de vidro--» serve para colocar o objecto a observar pelo microscópio;
17. Lamela--» serve para colocar por cima do objecto a observar pelo microscópio;
18. Pinça metálica--» serve para colocar a lâmina de vidro no microscópio;
19. Tesoura--» serve para cortar;
20. Bisturi--» serve para cortar;
21. Agulha de dessecação--» serve para mexer em algo colocado no vidro de relógio;
22. Ança--» serve para desinfectar algo colocado por exemplo na caixa de petri;
23. Espátula--» serve para colocar por exemplo sal na proveta.

Fomos também ver onde encontra guardado o material de laboratório, para de futuro o podermos ir buscar sozinhos. De seguida observámos a constituição do microscópio óptico e a maneira de como se tira e põe o microscópio na respectiva caixa. O professor explicou-nos também algumas medidas de segurança a ter com o microscópio. Por fim, observámos também objectos já preparados pelo stor ao microscópio.


No dia 30 de Setembro na aula 7 e 8, falámos sobre como se organiza a biosfera e como se classificam as células.
Começámos por dar uma definição de população: é um conjunto de seres vivos da mesma espécie que vivem no mesmo lugar ao mesmo. Demos também a definição de comunidade e ecossistema: comunidade- é o conjunto de indivíduos de várias espécies, que vivem no mesmo lugar ao mesmo tempo.
ecossistema- é constituído por um grupo de seres vivos, pelo ambiente em que vivem, pela relação existente entre os seres vivos no meio ambiente.

Falámos também na teia alimentar e na base da cadeia alimentar , que são: as plantas que servem de alimento aos produtores. Na cadeia alimentar existem os decompositores que são os fungos e as bactérias e que a sua função é decompor a matéria orgânica em inorgânica ou mineral.
Sobre as células começamos por ler um texto onde falava sobre os efeitos de impactos sobre um ecossistema e respondemos a várias questões.
Continuámos a falar sobre as células e demos a sua definição: é a unidade básica dos seres vivos em termos estruturais a funcionais.

Falámos ainda de algumas unidades métricas:
- m --» metro
- dm --» decímetro
- cm--» centímetro
- mm--» milímetro
- um (miu)--» micrómetro
- mm--»manómetro

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