Relatório da aula de biologia das lições números 67, 68. (texto de Sara Santos)
O sistema circulatório pode ser aberto ou fechado, este sistema é um sistema de transporte que inclui: o coração, vasos sanguíneos e linfáticos.
No sistema circulatório aberto, parte do trajecto efectuado pelo fluido, faz-se dentro de um vaso e outra parte nos espaços do corpo (hemocélio), e banha todas as células. O circulatório fechado, a substancia fluida circula sempre nos vasos sanguíneos e as trocas ocorrem ao nível de vasos designados por capilares.
O coração humano é um músculo alojado na cavidade torácica, o musculo que faz com que haja batimentos é o miocárdio, a sua função é bombear o sangue para todas partes do corpo. O coração divide-se em duas partes, o lado esquerdo que é constituído por uma aurícula e um ventrículo, onde circula o sangue venoso, e pelo o lado direito que também tem uma aurícula e um ventrículo, onde circula o sangue arterial. A comunicação entre as aurículas e os ventrículos é feita através das válvulas. A válvula tricúspide situa-se entre a aurícula direita e o ventrículo direita. A válvula bicúspide ou mitral situa-se entre a aurícula esquerda e o ventrículo esquerdo. As válvulas semilunares localizam-se nas artérias aorta e pulmonar. As válvulas bicúspides e tricúspide têm a função de não deixar que o sangue retorne às aurículas quando se dá a sístole. As válvulas semilunares impedem o retorno do sangue das artérias aorta e pulmonar para os ventrículos durante a diástole. As válvulas cardíacas têm como função garantir a circulação sanguínea num só sentido.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home