quinta-feira, outubro 19, 2006

(texto de André Miranda)

Na aula de biologia que decorreu no dia 12 de Outubro de 2006 (5º feira), lições 11/12 estudámos os tecidos musculares e observámos também uma representação esquemática da organização do sarcómero de uma célula de músculo esquelético.

Existem 3 tipos de tecidos musculares:
• Tecido Muscular Liso
• Tecido Muscular Estriado Esquelético
• Tecido Muscular Estriado Cardíaco

A forma das células ou núcleos é uma maneira de saber distinguir os tipos de músculos.

Tecido Muscular Liso:
É constituído por fibras fusiformes, dotadas de um núcleo alongado e central. Essas fibras são de contracção lenta e de tipo de movimento involuntário, ocorrem organizando certos músculos, como os do tubo digestivo (boca ao ânus).

Tecido Muscular Estriado Esquelético:
É constituído por fibras cilíndricas, que organizam os músculos esqueléticos, são assim chamados por se acharem ligados aos ossos por tendões. A contracção deste tipo de tecido é rápida e de movimento voluntário.

Tecido Muscular Estriado Cardíaco:
É constituído por fibras com um ou dois núcleos centrais, essas fibras organizam o músculo do coração mais propriamente o miocárdio. Este tipo de tecido possui células ramificadas em Y que se associam por discos intercalares, entre uma fibra e outra existem esses discos que são as membranas que promovem a separação entre as células. A contracção deste tipo de tecido é rápida e de movimento involuntária.


Tecido Muscular Esquelético:
Os músculos esqueléticos são compostos de fibras musculares que são organizadas em feixes, (conjunto de fibras).
Os miofilamentos compreendem as miofibrilas, que por sua vez são agrupadas juntas para formar as fibras musculares. Cada fibra possui uma cobertura, o sarcolema.
A miofibrila contráctil é composta de unidades, e cada unidade é denominada um sarcômero. Cada miofibrila contém muitos miofilamentos. Os miofilamentos são fios finos, actina (filamentos finos) e miosina (filamentos grossos).
As faixas claras só contém filamentos de actina, e as faixas escuras contêm os filamentos de miosina, as extremidades de actina estão presos ao chamado disco Z. A partir desse disco, os filamentos estendem-se, nas duas direções, para se interdigitar com os filamento de miosina.

A banda I apresenta-se mais clara porque a luz atravessa facilmente os filamentos de actina que a constituem.
A banda A apresenta-se mais escura por ser composta de actina e espessos filamentos de miosina, o que dificulta a passagem de luz.
A banda H apresenta-se exclusivamente constituída por filamentos de miosina.
A linha Z apresenta-se no meio de cada banda I.

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos