terça-feira, outubro 24, 2006

(texto de André Gomes)

No dia 16 de Outubro iniciámos a aula por escrever o sumário em que foi definido que a matéria para essa aula era sobre a contracção muscular e os tipos das suas contracções. Demos seguimento à aula e recordámos matéria dada na aula anterior.
Começámos com a matéria relativamente ao sumário e fomos para o processo de contracção do músculo.
Com a contracção do sarcómero o músculo contrai, mas isto deve-se ao facto dos filamentos de miosina (erro - ACTINA) e a linha Z se deslocarem para o centro do sarcómero. Contraiem-se os sarcómeros, as miofribilas, os feixes de fibras musculares e por consequência os músculos, através de um estímulo nervoso. A base desta acção é as moléculas de A. T. P. que ao chegarem aos filamentos de miosina fazem com que estes mudem a sua forma. A presença de iões de cálcio e de adenosina trifosfato (A.T.P.) é necessário para a contracção muscular. O A.T.P. constitui uma fonte directa de energia para o músculo.
Se houver acumulação de ácido láctico no sarcómero, as enzimas deixam de trabalhar.
Esta foi a aula e matéria dada. Antes de concluir devo acrescentar que a matéria respectiva à segunda parte do sumário (tipos de contracção) não foi dada ficando assim para a próxima aula.

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos