sábado, março 24, 2007

O ciclo sexual feminino (texto de Romão Mota)

O ciclo sexual feminino é, sensivelmente, de 28 dias, podendo ser de 25 até 30 dias. Nas adolescentes os primeiros ciclos menstruais podem ser muito irregulares, não constituindo razão para preocupações. No entanto, se o ciclo menstrual continuar a ser muito irregular para além do prazo de dois anos, é aconselhável consultar um médico ginecologista.

Uma vez que num ciclo sexual os principais acontecimentos ocorrem num ovário e no útero, considera-se existir um ciclo ovárico e um ciclo uterino. Ambos os ciclos ocorrem simultaneamente.

O Ciclo do Ovário

A formação das células reprodutoras femininas ocorre nos ovários e podem distinguir-se em três fases: fase folicular, fase da ovulação e fase do corpo amarelo.

Þ Fase Folicular (ocorre do 1º ao 14º dia)- A célula reprodutora feminina - óvulo - desenvolve-se em estruturas designadas por folículos. Na puberdade, alguns folículos entram em actividade, mas em cada ciclo apenas um atinge a maturação. Nesta fase, as hormonas que as células foliculares produzem são, principalmente, os estrogénios

Þ Fase da Ovulação (ocorre ao14º dia) - Quando o folículo está maduro funde-se com a parede do ovário e o óvulo é libertado do ovário e entra na trompa de falópio

Þ Fase do corpo Amarelo (ocorre do 15º ao 28º dia) - Depois da ovulação o folículo transforma-se numa estrutura de cor amarela designando-se, por isso, de corpo amarelo. Este transforma-se em algumas horas e funciona alguns dias, produzindo uma pequena quantidade de estrogénio e, principalmente, progesterona. Na ausência de fecundação, o corpo amarelo regride deixando na parede do ovário uma pequena cicatriz. Se ocorrer fecundação, o corpo amarelo mantém-se durante três meses a produzir as hormonas femininas
O Ciclo do Útero

O útero é um órgão muito musculado revestido internamente por uma mucosa muito vascularizada - o endométrio. Esta mucosa uterina sofre transformações ao longo do ciclo, com a função de criar condições óptimas para que o óvulo fecundado se aloje no endométrio, e aí se desenvolva o embrião e, posteriormente, o feto ao longo dos 9 meses. As transformações que ocorrem no endométrio podem ser agrupadas em três fases: fase menstrual, fase proliferativa e fase de secreção.

Þ Fase Menstrual (ocorre do 1º ao 5º dia) - Quando não há fecundação a parede do útero desagrega-se sendo destruída cerca de 4/5 mm da sua espessura. Os fragmentos de tecido e sangue proveniente dos vasos que irrigam a parede do útero, são libertados constituindo a menstruação. A menstruação traduz-se numa hemorragia e marca o início de todo o ciclo sexual feminino e, por isso, quando aparece a menstruação deve-se contar esse dia como sendo o primeiro dia, não só do ciclo uterino mas de todo o ciclo sexual

Þ Fase Proliferativa (ocorre do 6º ao 14º dia) - após a menstruação a mucosa uterina é reconstituída, em que os vasos sanguíneos e tecidos são reconstituídos, passando de 1 a 5 mm de espessura

Þ Fase de Secreção (ocorre do 15º ao 28º dia) – O endométrio enriquece-se de glândulas e vasos sanguíneos. As glândulas produzem um muco que é particularmente abundante na ovulação. Deste modo, o útero está pronto para receber e alojar nesta camada “fofa e esponjosa” um embrião. Caso não tenha ocorrido uma fecundação esta camada degenera, iniciando-se assim um novo ciclo com a fase menstrual

Relação entre os Ciclos Ovárico e Uterino

Existe uma estreita relação entre o ciclo do ovário e o uterino. Efectivamente, sem ovários não há ciclo uterino. Com ovários reimplantados, em qualquer parte do corpo, o ciclo reinicia-se. Isto acontece porque o ovário actua sobre o útero através de hormonas que lança no sangue, não sendo por isso determinante a sua localização. Estas hormonas ováricas – estrogénios e progesterona – actuam no útero comandando as transformações do endométrio, ou seja, o ciclo uterino.

Durante a fase folicular os estrogénios, produzidos em quantidade crescente pelo folículo em desenvolvimento, estimulam o crescimento da mucosa uterina, o que corresponde à fase reparativa ou proliferativa. Após a ovulação, durante a fase do corpo amarelo, este produz principalmente progesterona mas também estrogénios. Estas hormonas, ao chegarem ao endométrio, provocam o seu crescimento e aumentam a sua complexidade, isto é, determinam o início da fase de secreção. Se não houver fecundação, o corpo amarelo degenera, deixando de produzir os estrogénios e a progesterona. A diminuição destas hormonas ováricas faz degenerar o endométrio, ocorrendo a fase menstrual.

Métodos anticoncepcionais

Abstinência absoluta – ausência absoluta da pratica de relações sexuais.

Esterilização cirúrgica

Vasectomia – que é remoção de uma porção dos vasos deferentes. Os espermatozóides produzidos são fagocitados. Dá-se a produção normal de testosterona, não afectando o apetite sexual.

Laqueação das trompas de falópio – que é corte de uma porção das trompas de falópio para que o oócito secundario não passe para estas.

Métodos hormonais – a pílula ajusta os níveis hormonais, interferindo no desenvolvimento folicular ou não implantação do óvulo no útero.

Dispositivos intra-uterinos – objecto de plástico, cobre o ferro que é inserido na cavidade uterina e impede a implantação de um ovo fertilizado.

Espermicidas – cremes e geleias injectados no fundo da vagina e no colo do útero que destroem os espermatozóides. Torna-se mas eficiente conjugado com o diafragma ou o preservativo.

Métodos de barreira

Preservativo masculino – cobertura não porosa colocada sobre o pénis, evitando que o esperma atinja o sistema reprodutor feminino.

Diafragma – membrana de borracha de forma côncava que adere as paredes da vagina, devendo ser usado em conjugação com um espermicida.

Abstinência periódica ou método das temperaturas – a data da ovulação a temperatura da mulher baixa 5 décimos e é produzido um muco abundante, claro e gelatinoso. A observação destes sinais é indicadora do momento da abstinência.

Coitus interruptus – retirada do pénis da vagina antes da ejaculação. A emissão de esperma antes da ejaculação é um facto que contribui para a falha deste método.

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos