(texto de Cláudia Santos)
Nas aulas que decorreram nos dias 30 (segunda-feira) de Outubro na sala 134 pelas 15:15 (I turno) e 2 (quinta-feira) de Novembro na sala 139 (turma completa).
Na aula de segunda-feira tirámos duvidas para o deste que iria decorrer na quinta-feira e iniciamos o estudo do capitulo seguinte: Regulação nervosa.
Regulação nervosa:
• De todos os sistemas do corpo humano, o sistema nervoso e o sistema endócrino partilham a grande responsabilidade de assegurar a manutenção da homeostasia (funções biológicas)
Constituição do sistema nervoso:
• O nosso sistema nervoso encontra-se em dois sistemas, sistema nervoso central ( SNC), que compreende o encéfalo e a medula espinal. Sistema nervoso periférico (SNP), que integra um conjunto de receptores (5 sentidos), nervos e gânglios (acumulação de neurónios).
• O sistema nervoso central tem como função analisar os impulsos recebidos dos nervos e elaborar a resposta mais adequada a cada situação. Os constituintes do sistema nervoso periférico levam informações para o exterior do sistema nervoso central ou trazem-lhes informações do exterior.
O sistema nervoso periférico divide-se em duas componentes:
• Sistema nervoso somático;
• Sistema nervoso autónomo.
Sistema nervoso somático (SNC): responsável pelos reflexos que provocam o movimento de várias partes do corpo, é formado por nervos que enervam os músculos esqueléticos, a pele e os seus órgãos dos sentidos e outras partes específicas do corpo.
Sistema nervoso autónomo (SNA): enerva os músculos cardíacos e lisos e as glândulas, controlando as funções de órgãos que ocorrem sem a percepção individual, como os movimentos respiratórios e os batimentos cardíacos. Este sistema e constituído por gânglios que estão ligados aos centros nervosos e por nervos que partem desses gânglios e se dirigem para os órgãos.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home