quarta-feira, novembro 22, 2006

(texto de Cláudio Reis)

Nas lições 27 e 28 que decorreram no dia 13 de Novembro de 2006 (13/11/2006) abordámos o seguinte tema: transmissão do impulso nervoso.
A comunicação na rede de neurónios que fazem parte do sistema nervoso é feita através de impulsos nervosos. Estes são electroquímicos quando a sua transmissão se processa electricamente ao longo da célula nervosa e químicos aquando de neurónio para neurónio. O impulso nervoso electroquímico está relacionado com a alternância entre os estados de polarização e despolarização da sua membrana.
Quando o neurónio não está a transmitir o impulso nervos, a sua membrana está polarizada, ou seja, regista uma diferença de potencial eléctrico de -65 mv (milivoltes). Assim, o neurónio está no potencial de repouso que resulta das diferenças de concentração iónica entre o interior (potássio) e o interior (sódio) da célula.
Quando ocorre o potencial de acção (transmissão do impulso nervoso) pode-se verificar momentaneamente, que a membrana se torna mais permeável ao sódio do que ao potássio, logo, o sódio entra para a célula, despolarizando a membrana como resultado da acumulação de cargas positivas no interior do axónio.
A membrana num curto espaço de tempo volta a sua permeabilidade normal devido aos iões de potássio passarem para o exterior da célula sendo depois mantido por um mecanismo de transporte activo.
Na região terminal do axónio os receptores específicos (na membrana pós-sináptica) dos neurotransmissores (nas vesículas sinápticas) vão provocar a alteração da permeabilidade da membrana, que vai originar uma excitação do neurónio, mas nem sempre é produzida excitação no neurónio seguinte, desenvolvendo-se assim uma sinapse inibidora.

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos