(texto de Liliana Rodrigues)
Na aula de biologia que decorreu no dia 30 de Novembro de 2006 (5º feira), lições o professor começou por fazer uma pequena revisão da aula anterior em que voltou a explicar o Mecanismo de regulação da calcemia .
Calcemia que é a taxa de cálcio no sangue, ou seja a quantidade de cálcio que existe no sangue.
Realizámos alguns exercícios sobre a matéria, e dado por terminada essa matéria começámos uma matéria nova que é a Regulação neuro-hormonal. O professor explicou qual a influencia do sistema nervoso na coordenação hormonal.
A hipófise ou glândula pituitária é a glândula responsável por controlar a actividade endócrina ela produz substancias dirigidas especificamente a cada uma das glândulas endócrinas e centralizadas a coordenação da actividade de todas elas.
A hipófise é divida por Lóbulo posterior e Lóbulo anterior.
Do lóbulo anterior é nos dado:
• GH (hormonas do crescimento) que faz com que os nossos ossos se desenvolvam, cresçam;
• ACTH (hormonas corticosteróides) que actuam no Córtex adrenal
• TSH (tiroxina) que é um estimulante para a tiróide
• FSH (Testosterona) que actuam nos homens nos testículos regula a maturação sexual masculina e a espermatogénese.
• LH (Progesterona e estrogénio) este dá se nas mulheres nos ovários, regulam a sexualidade da mulher, a ovulação e a gravidez
• PRL actua na mulher nas glândulas mamarias e também nos ovários
Do Lóbulo posterior é nos fornecido a oxitocina que promove a contracção do útero e a libertação do leite e o ADH regula a retenção de água pelo rim
Seguidamente demos algumas doenças de foro neurológico e hormonal.
Os desequilíbrios do nosso sistema nervoso podem ser provocados por factores extrínsecos e intrínsecos, os nossos desequilíbrios são produzidos por hiperactividade é quando as glândulas produzem de mais e por hipoactividade das nossas glândulas é quando as glândulas produzem menos
e por respostas inadequadas das células-alvo, ou seja as nossas células podem não responder.
Vimos várias doenças a nível neurológicas e hormonais por exemplo:
Hormonais:
• Hipotiroidismo – o baixo funcionamento da tiróide
• Diabetes – destruição de células do pâncreas
• Hipertiroidismo – elevado funcionamento da tiróide
Neurológicas:
• Alzheimer – Alterações nas células cerebrais que interferem nas funções do conhecimento
• Parkison – Perda de neurónios de uma área especifica de cérebro
• Meniginte – envolve a nossa massa cerebral é causada por infecções
E assim acabámos a aula.
1 Comments:
Por aqui se vê a importância da disciplina de Português para todos os estudantes. A deficiente formação da aluna na língua-mãe fez com que este texto tivesse várias passagens de difícil leitura.
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