1ª Semana (texto de Ana Filipe)
A nossa primeira aula de biologia, foi dia dezanove de Setembro, em que se fez a apresentação dos alunos ao professor e vice-versa.
Falamos resumidamente no sistema respiratório e no sistema digestivo.
Sistema respiratório:
É constituído pelos pulmões e pelas vias respiratórias (fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos).
Sistema digestivo:
O corpo humano necessita de se manter em equilíbrio e, para isso, é necessário, por exemplo, a ingestão diária de alimentos.
Os alimentos constituem um conjunto de substâncias designadas nutrientes, que satisfazem as necessidades vitais do nosso organismo. Os nutrientes, como os glícidos, os lípidos, os prótidos, os sais minerais, as vitaminas e a água são moléculas que apresentam diferentes propriedades. A digestão é um conjunto de processos físicos e químicos que transformam os alimentos em moléculas mais simples.
O sistema digestivo é, assim, um mecanismo biológico especializado na transformação dos alimentos em moléculas simples e pequenas.
Este sistema é, basicamente, um longo tubo muscular, sinuoso, organizado de uma forma sequencial da boca até ao ânus, permitindo um aproveitamento mais eficaz dos alimentos.
Ao longo do sistema digestivo ocorre a actuação de várias enzimas digestivas (moléculas de natureza proteica produzidas ao longo do tubo digestivo), que facilitam a digestão.
No dia vinte e três de Setembro em que demos a biodiversidade e a organização da biosfera.
O professor mostrou-nos em acetato algumas imagens de seres vivos. Sobre a biosfera, observamos zonas da terra, onde são habitadas em grande quantidade por seres vivos, a isto se dá o nome de ecossistema, que é constituído por um grupo de seres vivos, pelo meio ambiente, onde eles vivem, pelas relações existentes pelos seres vivos e pelas relações existentes pelos seres vivos e o meio ambiente.
População é um conjunto de seres vivos de uma determinada espécie.
Comunidade é um conjunto de populações.
Observamos em acetato um quadrado que representava a evolução da Terra até ao aparecimento do Homem.
Este acetato era um quadrado que representava a evolução da Terra, como se tivesse ocorrido no espaço de um mês.