(texto de Sara Santos)
Nas lições 91 e 92 falamos do sistema sanguíneo ABO, este sistema é constituído por 4 tipos de sangue A, B, AB, O que resultam de um processo hereditário envolvendo seis combinações de três alelos do gene designado de I: alelo Iª que é dominante e produz o antigénio A; alelo IB que é dominante e produz o antigénio B; alelo Iº que é recessivo e não produz o antigénio A nem o antigénio B.
Resolvemos uns exercícios que se referiam a uma árvore genealógica ao qual tínhamos de descobrir o genótipo e o fenótipo (fenótipo, é o tipo de sangue por exemplo A; e o genótipo é os alelos ex: Iª, Iº).
Nas lições 93 e 94 tivemos a falar da hereditariedade ligada ao sexo, Os cromossomas sexuais são responsáveis pela transmissão das características relacionadas com o sexo, mas também contêm genes relativos a características não sexuais. Estes genes, geralmente, estão presentes no cromossoma X, mas estão ausentes no cromossoma Y. assim, é criado um modelo de hereditariedade diferente do falado ate agora; tratam-se de características hereditárias ligadas ao sexo. E vimos o exemplo da hemofilia que é uma doença hereditária associada ao sexo que se caracteriza por dificuldade de coagulação sanguínea. Esta doença esta associada á presença do alelo recessivo h que prolonga o tempo de coagulação do sangue. O alelo dominante H produz a característica coagulação normal do sangue.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home