QUADRO DE HONRA
Estes foram os alunos que obtiveram as três melhores notas no teste de avaliação escrita realizado no dia 24 de Maio de 2007:
1º - Ana Clímaco
2º - Ricardo Luis
3º - Vanessa Batista
Estes foram os alunos que obtiveram as três melhores notas no teste de avaliação escrita realizado no dia 24 de Maio de 2007:
Dia 7 de Maio de 2007
Nesta aula começamos por rever a matéria da aula anterior. O tema dado anteriormente foi a “hereditariedade ligada ao sexo” e começamos por resolver uma ficha de exercícios referente a essa matéria. Na segunda parte da aula começamos a dar matéria nova, as mutações.
O DNA é constituído por moléculas e as letras A, T, G, C representam quatro constituintes químicos, as bases azotadas da molécula de DNA: a adenina, a timina, a guanina e a citosina, cuja ordem forma uma mensagem genética. Considerando assim que cada gene é uma porção de um cromossoma, em média as mensagem genéticas têm cerca de 1000 destas letras. Estas palavras contêm a informação necessária para a construção de uma molécula química, basta que alguma letra seja suprimida, mudada ou adicionada para que a molécula química seja diferente.
As mutações são alterações físicas ou químicas do material genético, que podem resultar em anomalias no cariótipo ou
Ø Radiação ultravioleta;
Ø Raios X
Ø Substancias químicas, como a citrulina;
Ø Álcool;
Ø Tabaco.
Nas lições 91 e 92 falamos do sistema sanguíneo ABO, este sistema é constituído por 4 tipos de sangue A, B, AB, O que resultam de um processo hereditário envolvendo seis combinações de três alelos do gene designado de I: alelo Iª que é dominante e produz o antigénio A; alelo IB que é dominante e produz o antigénio B; alelo Iº que é recessivo e não produz o antigénio A nem o antigénio B.
Resolvemos uns exercícios que se referiam a uma árvore genealógica ao qual tínhamos de descobrir o genótipo e o fenótipo (fenótipo, é o tipo de sangue por exemplo A; e o genótipo é os alelos ex: Iª, Iº).
Nas lições 93 e 94 tivemos a falar da hereditariedade ligada ao sexo, Os cromossomas sexuais são responsáveis pela transmissão das características relacionadas com o sexo, mas também contêm genes relativos a características não sexuais. Estes genes, geralmente, estão presentes no cromossoma X, mas estão ausentes no cromossoma Y. assim, é criado um modelo de hereditariedade diferente do falado ate agora; tratam-se de características hereditárias ligadas ao sexo. E vimos o exemplo da hemofilia que é uma doença hereditária associada ao sexo que se caracteriza por dificuldade de coagulação sanguínea. Esta doença esta associada á presença do alelo recessivo h que prolonga o tempo de coagulação do sangue. O alelo dominante H produz a característica coagulação normal do sangue.
A aula de dia 12 de Abril, teve como assuntos a serem tratados: conceitos básicos da genética e a hereditariedade!
A Hereditariedade marcou o seu começo com Gregor Mendel, mas os primeiros passos já tinham sido anterior e inconscientemente dados por agricultores. Mendel realizou várias experiências entre diferentes plantas (flores brancas cruzadas com vermelhas), sementes( rugosas cruzadas com lisas), entre outros… Desses primeiro cruzamento nasceu a primeira geração-filha de híbridos, após o cruzamento entre essa geração, Mendel observou os resultados, no qual hoje denominamos como comportamento dos cromossomas e dos genes.
Foi-nos leccionada também a definição de alelo, isto é, as possibilidades que uma característica poderá possuir, ex.: a cor dos olhos é uma características, poderemos ter como alelos a cor verde, a cor castanha, a cor sinzenta, a cor azul…
A aula de dia 17 de Abril teve como início um pequeno resumo do que teria sido falado na aula anterior, mas os temas principais a serem tratados foram: a fenilcetonúria (uma doença que retrata a ausência da enzima fenilalanina hidroxilase) e também os grupos sanguíneos (Grupo A, Grupo B, Grupo AB e Grupo 0).
Relativamente à doença fenilcetonúria (só s manifesta na presença de dois alelos recessivos), foi-nos solicitado que verificássemos qual a possibilidade de um casal heterozigótico (com um alelo recessivo e um dominant mapa uma determinada característica) de ter um filho com essa doença, para a resolução deste exercício aprendemos o que é o Xadrez Mendeleano e como se “trabalha com o mesmo”.
Nos glóbulos vermelhos, na superfície das hemácias, deverão existir ou não anti génios, que isto dizer que, o Grupo A possuí anti génios A, o Grupo B possuí anti génios B, o Grupo AB possuí anti génios AB e o Grupo 0 Não possuí anti génios. Os aglutino génios reagem quando existe a presença de um anti génio diferente do tipo sanguíneo.
Chegamos a várias conclusões: que as características são predeterminadas na medida em que, por exemplo, na ovulação poderia ser um outro oócito secundário com determinado alelo para determinada característica e não aquele, ou no momento da fecundação, poderia ser um outro espermatozóide a fecundar o oócito secundário e não aquele com os determinados alelos para determinada característica.
Concluímos também que só nas células diplóides humanas podemos saber quais os alelos dominantes e recessivos que possuímos para determinada característica.