domingo, junho 03, 2007

Anticorpos, Vacinas e desequilíbrios do sistema imunitário (texto de Vânia Santos)

O sistema imunitário possui uma característica muito importante que é a capacidade de reconhecer antigénios que anteriormente tenham provocado infecção, isto é, vai memorizando os antigénios com os quais já esteve em contacto, para que numa posterior invasão active, mais rapidamente, os mecanismos de defesa antes que os agentes provoquem uma nova infecção.

Existem dois tipos de resposta imunitária específica: mediada por anticorpos – glicaproteínas produzidas pelos linfócitos B capazes de se combinarem com os antigénios específicos que induziram a sua produção, inactivando-os e mediada por células – os linfócitos T são capazes de reconhecer alguns antigénios e após a sua activação estes dividem-se.

Os anticorpos são constituídos por quatro cadeias de polipeptídicas: duas cadeias leves e duas cadeias pesadas, sendo também constituída por duas regiões da molécula: a constante e a variável que permite reconhecer o antigénio específico.

Após uma infecção que desencadeie mecanismos de defesa específicos, o organismo também produz células de memória.

Vacinas

As vacinas são produtos antigénicos de infecciosidade atenuada, como por exemplo as bactérias e vírus “preparados” e visão imunizar cada pessoa de modo a melhorar a qualidade de vida e a saúde. Em cada país existem um programa de vacinação adequado às características epidemiológicas, sociais e sanitárias.

Desequilíbrios do sistema imunitário

Quando o sistema imunitário apresenta algumas deficiências, torna o organismo mais vulnerável contra substâncias que são por ele toleradas, desencadeando reacções de hipersensibilidade. Estas reacções resultam de uma incorrecta utilização da imunidade por o sistema imunitário da pessoa considerar antigénios os agentes químicos ofensivos, como por exemplo certos alimentos, o pó e o pólen.

As alergias são reacções imunitárias contra antigénios específicos (ácaros, pó, pólen, alimentos) denominados alérgicos que conduzem à doença (conjuntivite, asma).

sexta-feira, junho 01, 2007

(texto de Vanessa Batista)

Na lição nº 105 e 106 do dia 18 de Maio falámos sobre a reacção inflamatória resultante da entrada de micro organismos no nosso corpo. Percebemos como se processa e quais as consequências que podem acontecer no nosso corpo.

Falámos também sobre a flora microbiana, mais precisamente dos vários tipos de micro organismos que existem no nosso corpo e algumas das suas características. Estes são:

- Comensais residentes;

- Comensais transitórios;

- Agentes simbióticos;

- Agentes patogénicos.

Na lição nº 107 e 108 do dia 22 de Maio fizemos uma revisão da aula passada e alguns exercícios de revisão da matéria dada.

(texto de Simone Luz)

Por motivos técnicos não é possível exibir o texto da Simone.

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos