domingo, outubro 23, 2005

Texto de Ana Neto

Nas últimas aulas que decorreram nos dias 10 e 14 de Outubro, estudámos as células. A célula é a unidade básica da vida, comum a todos os seres vivos. Há seres vivos que são constituídos por uma só célula, outros são multicelulares (mais de uma célula).
As células mais simples são células procarióticas (ex. bactéria), as células eucarióticas são mais complexas e evoluídas(ex. células animais e vegetais). Para além da divisão em células procarióticas e eucarióticas, estas últimas podem também ser divididas em vegetais e animais, visto que apresentam características diferentes, tais como, as vegetais têm um vacúolo muito maior, têm parede celular e cloroplastos.

No dia 10 de Outubro concretizámos uma actividade laboratorial, que consistia na observação de células animais (ser humano) da mucosa bocal, ao microscópio óptico.
Começamos por tirar a mucosa do interior da boca (mucosa bocal) com um palito, depois metemo-la na lâmina e colocámos 1 gota de solução de Ringer e tapámos com a lamela e visualizámos ao microscópio óptico as células da mucosa bocal e alguns dos seus organitos (membrana celular e o citoplasma). De seguida fizemos o mesmo processo mas em vez de utilizarmos a solução de Ringer utilizámos o azul Metileno, com este visualizamos muito melhor a célula vendo o núcleo, processo que não aconteceu quando utilizamos a solução de Ringer. Enquanto estávamos a concretizar esta experiência tinhamos de ir realizando o relatório sobre esta.

No dia 14 de Outubro estivemos a fazer a correcção dos relatórios, a aprender como melhorar a introdução, os métodos e técnicas utilizadas, os resultados, a discussão e a conclusão, e a resolver exercícios sobre a matéria dada desde o princípio do ano, mas muito resumida.

quinta-feira, outubro 13, 2005


Células epiteliais retiradas da cavidade bocal do Sérgio Namora.


O turno II durante uma aula prática


Células epiteliais retiradas da cavidade bocal do André Gomes.
Embora a imagem não esteja bem focada, nota-se a presença de duas células com núcleos visíveis.


O turno I durante uma aula prática

terça-feira, outubro 11, 2005

(texto de Andreia Ladeira)

Nestas duas últimas aulas, que decorreram nos dias 3 e 7 de Outubro, estivemos a estudar a célula. A célula é a unidade básica dos seres vivos em termos estruturais e funcionais. Existem dois tipos de células, as procarióticas e as eucarióticas, e estas últimas ainda se dividem em vegetais e animais.

No dia 3 de Outubro, concretizamos uma actividade laboratorial, que consistia na observação de células vegetais ao microscópio óptico. E para tal, precisámos do seguinte material:
• 1 cebola;
• 4 corantes;
• 1 pinça;
• 1 bisturi;
• 4 vidros de relógio;
• 4 lâminas;
• 4 lamelas;
• 1 agulha de dissecação;
• 1 tina;
• microscópio óptico;


Primeiro começamos por cortar a epiderme da cebola, com a ajuda do bisturi e da pinça, e depois mergulhamo-la num dos corantes que se encontrava no vidro de relógio. A seguir colocamos três gotas do corante numa das lâminas e um pouco da epiderme, acabando por colocar por cima uma das lamelas. Depois de tudo isto, fomos observar a experiência ao microscópio e vimos alguns dos constituintes das células vegetais. Tivemos de fazer este processo 4 vezes com os diferentes tipos de corantes.

No dia 7 de Outubro, estivemos a ver as diferenças entre as células procarióticas e as células eucarióticas, e entre as células vegetais e animais. Vimos que o que as células procarióticas e as células eucarióticas têm em comum são os ribossomas e a parede celular, pois o resto dos seus constituintes variam entre elas. Já nas células vegetais e animais, o que as distingue são a parede celular, que as células vegetais têm, mas as animais não, os plastos que só se encontram nas vegetais e os centríolos que se encontram nas animais, mas nas vegetais estão ausentes nas plantas superiores. E por fim realizamos exercicíos para rever a matéria dada.

segunda-feira, outubro 10, 2005


Observação de células de cebola em solução de Ringer (400x)

quinta-feira, outubro 06, 2005


Observação de células da elódea (400x)


Observação de células da elódea (100x)


Observação do epitélio de cebola corado com água iodada (100x)


Observação do epitélio de cebola corado com azul de metileno (100x)


Observação do epitélio de cebola corado com vermelho neutro (400x)


Observação do epitélio de cebola corado com vermelho neutro (100x)

(texto de André Gomes)

Na semana de 26 a 30 de Setembro de 2005 tivemos duas aulas, uma no dia 26 e outra no dia 30.
No dia 26, na aula 5 e 6, falámos sobre os instrumentos laboratoriais. Quais são e para que servem?

1. Almofariz--» serve para esmigalhar por exemplo plantas;
2. Balão de vidro--» serve para deitar líquido mas nem todos, por exemplo os ácidos;
3. Erlenmeyer;
4. Gobelé ou copo de precipitação--» serve para manter líquidos durante a actividade experimental ou para efectuar medidas de líquidos;
5. Vidro de relógio--» serve para ver amostras de pequenas substâncias ou para queimar algo;
6. Lamparina--» serve para acender uma chama que só se apaga até o álcool lá dentro acabar;
7. Mola de madeira ou metal--» serve para segurar o vidro de relógio a quando este está a ser queimado;
8. Tubo de ensaio--» serve para manter líquidos para experiência;
9. Suporte de tubo de ensaio--» serve para colocar tubos de ensaio;
10. Funil de vidro:
11. Caixa de petri--» serve para analisar o desenvolvimento e comportamento de bactérias ou fungos;
12. Proveta--» serve para fazer medições de líquidos;
13. Conta gotas ou pipeta de Pasteur;
14. Pipeta--» serve para transportar os líquidos de um lado para o outro;
15. Pipetador--» serve para pipetar;
16. Lâmina de vidro--» serve para colocar o objecto a observar pelo microscópio;
17. Lamela--» serve para colocar por cima do objecto a observar pelo microscópio;
18. Pinça metálica--» serve para colocar a lâmina de vidro no microscópio;
19. Tesoura--» serve para cortar;
20. Bisturi--» serve para cortar;
21. Agulha de dessecação--» serve para mexer em algo colocado no vidro de relógio;
22. Ança--» serve para desinfectar algo colocado por exemplo na caixa de petri;
23. Espátula--» serve para colocar por exemplo sal na proveta.

Fomos também ver onde encontra guardado o material de laboratório, para de futuro o podermos ir buscar sozinhos. De seguida observámos a constituição do microscópio óptico e a maneira de como se tira e põe o microscópio na respectiva caixa. O professor explicou-nos também algumas medidas de segurança a ter com o microscópio. Por fim, observámos também objectos já preparados pelo stor ao microscópio.


No dia 30 de Setembro na aula 7 e 8, falámos sobre como se organiza a biosfera e como se classificam as células.
Começámos por dar uma definição de população: é um conjunto de seres vivos da mesma espécie que vivem no mesmo lugar ao mesmo. Demos também a definição de comunidade e ecossistema: comunidade- é o conjunto de indivíduos de várias espécies, que vivem no mesmo lugar ao mesmo tempo.
ecossistema- é constituído por um grupo de seres vivos, pelo ambiente em que vivem, pela relação existente entre os seres vivos no meio ambiente.

Falámos também na teia alimentar e na base da cadeia alimentar , que são: as plantas que servem de alimento aos produtores. Na cadeia alimentar existem os decompositores que são os fungos e as bactérias e que a sua função é decompor a matéria orgânica em inorgânica ou mineral.
Sobre as células começamos por ler um texto onde falava sobre os efeitos de impactos sobre um ecossistema e respondemos a várias questões.
Continuámos a falar sobre as células e demos a sua definição: é a unidade básica dos seres vivos em termos estruturais a funcionais.

Falámos ainda de algumas unidades métricas:
- m --» metro
- dm --» decímetro
- cm--» centímetro
- mm--» milímetro
- um (miu)--» micrómetro
- mm--»manómetro

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos